terça-feira, 21 de julho de 2015

TORNADO - COMO SOBREVIVER 7 PASSOS



Recentemente um tornado sobreveio sobre a cidade de Xanxerê em SC. O Brasil não tem tantos casos de tornados como outros países por isso é bom nos preparamos e o primeiro passo passo para isso é a informação.

No vídeo abaixo podemos ver como o tornado chegou rápido sobre a pequena cidade de Xanxerê.




Passos que podem te ajudar.


Prepare sua família.

  • Discuta um plano e pratique-o. Crie uma lista com informações de contato, informações sobre seguros e contatos da cidade em caso de emergência. Certifique-se de que todos na família sabem para onde ir, o que levar e como ficarem seguros se um tornado os atingir.
  • Armazene documentos importantes, só por precaução. Faça cópias de certidões de nascimento, informações de seguro e cartões de segurança social para levar com você, caso seja necessária uma evacuação. Isso será útil se você não conseguir voltar para sua casa imediatamente após o tornado.
  • Estabeleça meios de comunicação. Certifique-se de que todos na família saibam como entrar em contato com todos os outros. O telefone da escola, do trabalho e telefones celulares devem ser compilados em uma lista. Qualquer pessoa, como uma babá, com a qual seus filhos possam estar durante a emergência deve ser incluída nesta lista. Mantenha-a com as cópias dos seus documentos importantes. Saiba quem será o responsável por guardar estes formulários, caso a evacuação seja necessária.
  • Conheça o centro de evacuação mais próximo. Se você talvez estiver em uma zona de perigo, é importante saber onde se encontra o lugar mais seguro para ficar. Na maioria dos casos, escolas, centros comunitários e prédios da cidade são usados. Esses locais terão atendimento médico e suprimentos. Isso também pode ser usado como um ponto de encontro para a sua família depois da tempestade.
Prepare sua casa.


  • Crie um kit de emergência. Isto deve incluir água e comida para, pelo menos, 72 horas. Também é importante incluir um meio de comunicação ou de informação (rádio, telefone via satélite, etc.). Qualquer material de primeiros socorros, roupas e produtos de higiene pessoal que você possa precisar deve ser armazenado junto com lanternas, baterias, etc.
  • Construa ou defina um ambiente seguro. Ambientes que podem normalmente ser usados ​​incluem porões, garagens, salas interiores no primeiro andar, etc. O ambiente não deve ter janelas, deve ser ancorado ao solo para evitar a elevação, e ser forte o suficiente para resistir a quaisquer destroços aéreos que possam colidir com a sua casa. Esteja ciente de que a água pode acompanhar a tempestade, então seja cauteloso ao usar ambientes que ficam abaixo da terra, já que eles podem reter água.
  • Organize e mantenha seguros os itens domésticos. Organize móveis de forma que eles fiquem afastados das janelas, espelhos ou vidros. Isso pode fazer com que pedaços de vidro quebrado voem durante o tornado, criando perigo. Certifique-se de que todos os itens que possam se mover durante a tempestade estejam afastados da sua família. Use parafusos de olho ou suportes em L para prender móveis grandes nas paredes.
Saiba o que esperar. 

Tornados geralmente só se desenvolvem na presença de tempestades (embora a tempestade possa estar a uma certa distância de você), e por isso raios, chuva e granizo (especialmente se eles ocorrerem depois de um alerta ou aviso de tornado ser emitido) devem colocá-lo em guarda. Além disso, atente para o seguinte:
  • Céus escurecendo, especialmente se o céu parecer com uma cor esverdeada doentia (indicando granizo) ou com uma cor laranja (poeira sendo levada por ventos fortes).
  • Rotação forte e persistente na base da nuvem.
  • Condições muito calmas e tranquilas durante ou logo após uma tempestade.
  • Um estrondo ou rugido que soa como um trovão contínuo ou, às vezes, um trem ou jato.
  • Detritos girando perto do solo, mesmo na ausência de uma nuvem em formato de funil.
  • Flashes azuis-esverdeados ou brancos distantes ao nível do solo à noite - um sinal de linhas de energia sendo destruídas por ventos fortes.

Fique informado. 

Mesmo que você conheça os sinais de um tornado, não pode sempre confiar em seus próprios olhos e ouvidos para saber se um deles está vindo. Ouça estações de rádio locais ou assista a TV local para se manter informado, especialmente durante condições que são susceptíveis a formar tornados. Também compre uma unidade combinada de Rádio e Lanterna "Auto-Alimentada". Isso permitirá que você se mantenha informado, não precise de pilhas e ainda possa contar com luz. Veja os locais onde encontrar e utilizar Rádios "Auto-Alimentados" na lista abaixo.
  • Nos EUA, a melhor maneira de obter informações sobre o clima severo é comprando um rádio climático NOAA. Eles podem ser adquiridos a preços baixos na maioria das grandes lojas do mercado e lojas de suprimentos externos. Se possível, encontre um com uma bateria de energia reserva e um recurso de alerta de tom, que notifica automaticamente quando o Serviço Nacional de Meteorologia emite uma sirene ou aviso de tempo severo para a sua área.
  • Encontre um website com um link de radar local ou uma página. Isto lhe dará uma visualização em tempo real das células da tempestade em sua área, e como você pode ver a intensidade e a direção do movimento das células da tempestade e dos sistemas relevantes para a sua casa, pode julgar com mais precisão quando as precauções devem ser tomadas. Vários websites de clima têm este recurso.
  • Descubra se a sua comunidade tem sirenes de tornado e aprenda o sinal sonoro que elas fazem. Se você ouvir essas sirenes, procure abrigo imediatamente.
Procure abrigo.


  • Se você estiver em uma construção, encontre o ambiente mais interior, seja no primeiro andar ou no porão. Não fique próximo a janelas ou perto de qualquer coisa que possa te atingir (estantes, cadeiras, etc.) Coloque o maior número de paredes quanto for possível entre você e a tempestade.
  • Se você estiver em uma casa móvel ou trailer, encontre a construção segura mais próxima. Estes lugares, mesmo quando seguros, oferecem pouca proteção.
  • Se você tem um carro, tente dirigir até a construção mais próxima longe da tempestade. Se isso não for possível, fique em seu carro, esconda-se o máximo possível e cubra-se com um cobertor. Mantenha o seu cinto de segurança.
  • Se você estiver em um campo aberto, aproxime-se o mais próximo do chão e cubra a cabeça. Não se esconda debaixo de uma ponte ou viaduto. E o mais importante, fique atento para detritos voadores.
  • Nota: Nunca tente fugir da tempestade.
Espere ela passar.

Nunca deixe o seu abrigo até ter certeza de que a tempestade já tenha passado, e que é seguro seguir as próximas orientações. Ventos fortes ainda podem ser perigosos, por isso não saia de casa se os destroços ainda estiverem se movimentando no ar ou no chão.

Dicas Finais.

  • Mantenha-se atento para as nuvens que se movem rapidamente, especialmente em nuvens em formatos de rotação. Muitas vezes, os tornados descem verticalmente e se levantam novamente para cima, por isso você nem sempre vai conseguir observá-los vindo em sua direção.
  • Informe os seus filhos sobre tornados, pois assim eles vão reconhecer alguns dos sinais e ficarão alertas.
  • Fique longe das janelas.
  • Se você precisar, traga travesseiros e almofadas para a sua sala segura.
  • Assista a previsão do tempo até que eles digam que o tornado acabou. Depois disso, saia do seu abrigo com cuidado e seja cauteloso com os perigos.
  • Fique seguro. Não faça nada estúpido só porque você quer ter um vídeo ou uma imagem legal.
  • Fique calmo.
  • Nunca saia de casa durante um tornado para testemunhar ou calcular a distância do tornado da sua posição atual. Isso pode colocar a si mesmo e/ou os outros em perigo.
  • Não pense duas vezes em sua decisão de onde ficar para superar o clima. Uma vez que uma tempestade é iminente, fique parado e não corra nenhum risco.
  • Aprenda sobre o Skywarn. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA e os gestores de emergência locais oferecem esse treinamento.
  • Se você tiver tempo, feche as persianas e cortinas para evitar que os vidros voem para dentro da sua casa.

SERIE: INSETOS COMESTIVEIS - A LARVA DO BESOURO RINOCERONTE


Larva besouro Rinoceronte - Ta servido?

O tamanho impressiona! Essa é a larva do Dynastinae ou besouro rinoceronte. Esse besouro é encontrado aqui no Brasil mais facilmente em no Sudeste e Sul do país e no Estado de Goiás. As larvas deste gigante se alimentam de troncos em decomposição, levando até três anos para atingirem o estágio adulto. Quando adulto esse impressionante besouro consegue levantar ate 850 gr, isso mesmo, para um inseto que pesa aproximadamente 100 gr poder levantar quase 8 vezes o seu peso é bastante!






Alem disso, algumas distante culturas se alimentam das larvas desse inseto. Pesquisando no vasto mundo da internet encontramos que esse bichinho possui 8 vezes mais nutrientes que um bife médio bovino (no estado larva). Mas saber dessa informação e encarar come uma larva gigante como a da foto são duas coisas bem diferentes. Mas o nosso aventureiro de plantão Bear Grylls encarou! Veja o vídeo abaixo:



Então caso se encontre em uma situação de necessidade extrema, saiba que as larvas de alguns besouros podem te ajudar. Basta seguir algumas regras simples: verifique a coloração do inseto. Cores fortes via de regra representam insetos, animais e plantas venenosos. Tem pelos? caso sim melhor não tocar e muito menos comer!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

BAIXAR DESAFIO EM DOSE DUPLA BRASIL

Pra quem não tem a tv por assinatura segue o link com os downloads da serie:






DESAFIO EM DOSE DUPLA BRASIL

AQUI TAMBEM

E AQUI

COBRAS VENENOSAS DO BRASIL - O VENENO MAIS LETAL

O réptil brasileiro que leva essa pesado atributo é a jararaca. Mas esse é o nome popular (dados cientifico Bothrops, família Viperidae). Dentro da família das jararacas existem diversos tipos de cobras mas vamos pesquisar a mais peçonhenta e portanto a mais perigosa. Então sem mais delongas vamos revelar sua identidade:

Jararaca-ilhoa


HABITAT


Essa "belezinha" vive em uma ilha no estado de São Paulo. A ilha está localizada a 35 km da costa continental de Itanhaém. A placa que existia na Ilha Queimada Grande alerta para as cobras venenosas, mas para os pescadores da região o aviso é desnecessário. Todos sabem que a ilha não é um lugar receptivo e jamais desembarcam lá. Cientes do risco que corriam ao desembarcar em terra firme, eles ateavam fogo na mata costeira para afugentar as serpentes. A técnica deu origem à denominação Queimada Grande, mas foi incapaz de ameaçar o reinado da Jararaca Ilhoa, uma serpente da família das Jararacas continentais, só que dona de um veneno de 12 a 20 vezes mais forte.

O VENENO


Sua peçonha ou veneno pode matar em ate duas horas. É muito poderoso pois, pela sua ação inibidora, a pessoa morre por falência geral orgânica ao fim de duas horas após ser inoculada. A ação rápida e potente deste veneno permite que a serpente se alimente de aves e evita que sua presa escape.


REF: Portal trilhas e aventura 

DICA CÂMERA ADVENTURE - FUJIFIL FINEPIX XP200

A Fuji empresa fundada 1934 e com sede em Tóquio, no Japão, a Fujifilm é hoje uma das maiores multinacionais do mundo nos segmentos de imagem e informação. A companhia é pioneira em desenvolvimento de tecnologias digitais para aparelhos de imagem, como câmeras digitais. No Brasil, a empresa chegou em 1958. E foi aberta aqui a primeira filial da Fujifilm fora do Japão.

E essa empresa nos impressionou mais uma vez ao lançar a resistente Câmera finepix xp200






  • 16.4MP 1/2.3 "CMOS Sensor 
  • Fujinon com zoom óptico de 5x 
  • Focal Equivalente a 35mm: 28-140mm 
  • Água, Choque, Freeze, e Dustproof 
  • Built-In de conectividade sem fio 
  • 3.0 "Dot-920k monitor LCD 
  • Full HD 1080i vídeo a 60fps 
  • Sensor-Shift Image Stabilization 
  • 10fps contínua Taxa de Tiro 
  • Filtro avançado e modos SR AUTO 
  • Na caixa: 
  • NP-50 Lithium-ion recarregável (3.7V 1000mAh) 
  • AC Power Adapter 
  • Cabo USB 
  • Alça de Mão 
  • CD-ROM
Mas vale a pena?

Fazendo uma pesquisa rápida percebemos que o preço cobrada pela câmara é um pouco salgado varia de R$1000,00 a R$ 1350,00. Alguns sites, que não tenho qualquer conhecimento da idoneidade, vendem ela a R$850,00, mas ai fica a critério de cada um se arriscar.
A câmera é compacta, relativamente pesada quando comparadas a outros modelos. A qualidade das imagem deixam a desejar, caso você seja exigente quanto a qualidade fotográfica. Mas no quesito durabilidade é uma das melhores câmeras do mercado. Use sem medo.