segunda-feira, 13 de abril de 2020

Cobras Venenosas do Brasil

Cobras Venenosas do Brasil

 POISONOUS SNAKES OF BRAZIL

Todos nós que temos contato com a natureza , corremos o risco de nos deparamos com uma cobra. O pior é que essa cobra pode ser venenosa e mortal. Mas quais são as cobras mais venenosas do Brasil? Esse artigo vai te responder.
Vamos começar pelas...

Jararacas



As temidas Jararacas
O nome "jararaca" pertence não a uma cobra mas sim a um um gênero de muitas serpentes. Mas popularmente, as espécies são denominadas de jararacas. Elas são serpentes venenosas, e causam muitos acidentes no Brasil e também em outros países onde habitam. Existem muitos casos de pessoas picadas e infelizmente muitos morreram com o veneno das jararacas.
Os muitos tipo de Jararaca apresentam diferentes padrões de coloração e tamanho, diferenças na ação do veneno, dentre outras características. Atualmente, 32 espécies são reconhecidas, mas vez por outra ainda se descobrem novas espécies, portanto cuidado para não ser picado!

Jararaca - Caiçaca (Bothrops moojeni)



Caiçaça - Bothrops moojeni - Memorize o padrão de sua pele.

A Caiçaca é mais uma espécie de jararaca. Nos muitos estados do Brasil ela pode ser chamada de Caiçaca, Caissaca, Caiçara, Jacuruçu ou Jararacão. Você vai encontra-la principalmente em vegetação de cerrado e nas matas araucárias, ou seja, as matas da região Sul do Brasil e também nos pontos de relevo da Região Sudeste)

 

Jararaca - Urutu (Bothrops alternus)



Urutu-cruzeiro - Memorize o padrão de sua pele!

Bothrops alternus, conhecido popularmente como urutu, urutu-cruzeiro, cruzeiro e cruzeira, e apesar de tantos nomes também pertence a venenosa família das Jararacas. Ela pode ser encontrada no Centro-Oeste e no Sul do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina.
A Urutu-Cruzeiro é uma cobra grande, podendo chegar a medir 1,70m. É de hábitos noturnos e pode também ser encontrada no fim da tarde, no por do sol. O  veneno dessa cobra esta entre os mais potentes e mortais venenos do Brasil.

Jararaca - Cotiara  (Rhinocerophis cotiara)



Jararaca Cotiara - Rhinocerophis cotiara

A Cotiara também faz parte da família das jararacas e também é venenosa. Encontramos ela na Argentina e no Brasil.

Possui cerca de 80 cm de comprimento e coloração verde-oliva, com manchas marrons, margeadas de preto. ( Pra quem vê beleza, é uma cobra muito bonita)

Essa cobra é bastante encontrada nas matas de pinheiro-do-paraná. Também é conhecida pelos nomes de boicoatiara, boicotiara, boiquatiara,coatiara, jararaca-de-barriga-preta e jararaca-preta.


 

Jararacuçu Bothrops



Jararacuçu

Essa recebe pelo Brasil a fora os seguintes nomes: Jararacuçu, jararacuçu-verdadeiro, surucucu, surucucu-dourada, surucucu-tapete, urutu-dourado, urutu-estrela e patrona. De até 2 m de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras. As jararacuçus costumam tomar sol para se aquecerem durante o dia e preferem caçar à noite. Muitos casos de picada dessa cobra, são de pessoas que ao sentarem em troncos, pedras, acabaram sendo picados , pois essa cobra costuma tomar sol escondida em locais assim.

 


Cascavel Crotalus




Cascavel - Crotalus

Saindo um pouco da família das jararacas, vamos conhecer agora outra "amiguinha" bastante venenosas e também muito perigosa as Cascavéis.

Cascavel é o nome genérico dado às cobras venenosas de um gênero especifico as Crotalus e as Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima chance de evitar o confronto.

 


Surucucu (Lachesis muta)


 


Surucucu - Lachesis muta
Vulgarmente conhecida como surucutinga, surucucutinga, surucucu-de-fogo, surucucu-pico-de-jaca e cobra-topete, é a maior cobra peçonhenta da América do Sul. Ela pertence a família das Viperidae ou víboras. A surucucu, quando pica, injeta muito veneno, por isso é necessário ter muito respeito por essa cobra. 

 

 Cobra-coral (Micrurus, Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius)

 



Cobra Coral "Verdadeira"

As corais são serpentes de pequeno porte, facilmente reconhecidas por seu colorido vivo. Há corais peçonhentas (Micrurus) e não-peçonhentas (Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius), mas é difícil a distinção, possível apenas pelo exame minucioso da posição das presas ou da qualidade dos desenhos (anéis). É também conhecida pelos nomes cobra-coral-venenosa, coral-venenosa, coral-verdadeira, ibiboboca, ibiboca e ibioca.


 Não sei se o ditado é verdadeiro mas dizem que para diferenciar a falsa coral da verdadeira, a venenosa, você deve fazer o seguinte... diz o ditado:


"Vermelho no preto falsa coral vermelho no branco pode te matar"

 

Por fim lembre-se:

 

Não tente capturar a cobra ou matá-la, de prioridade em socorrer a vítima da picada.

Mantenha a pessoa calma, imóvel e aquecida. Mas se foi você a pessoa picada tente não entrar em pânico, pois o nervosismo estimula o coração a bombear mais sangue, o que só vai ajudar a aumentar a velocidade com que o veneno é espalhado pelo seu corpo. Procure respirar profunda e vagarosamente.

 

Se a picada foi nas pernas ou braços, retire anéis, pulseiras, sapatos ou meias, pois as extremidades podem inchar. Se possível, fique deitado e imobilize os membros, elevando-os a uma posição acima do restante do corpo.

 

NÃO aplique gelo, NÃO corte o local da picada com uma faca e NÃO tente chupar o veneno da ferida. Estes métodos ultrapassados de tratamento não ajudam em caso de mordida de cobra.

 

Peça ajuda. Se você for envenenado, pode ser que comece a se sentir tonto. Não tente ir sozinho ao hospital.

 

VEJA TAMBÉM:

 

 

https://go.hotmart.com/B26569639Q

 


 

  creditos: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-reptilia/urutu-cruzeiro.php