sexta-feira, 25 de maio de 2012

Calçado sobrevivência



Pergunte a qualquer mochileiro ou pessoa que tenha experiência  de ir ao ar livre e você verá que uma das peça mais importantes do equipamento são seus sapatos. Tire a sua faca, barraca ou jaqueta e uma pessoa com um pouco de conhecimento ainda poderá encontrar uma maneira de sobreviver estando bem calçada, mas, sem sapatos suas chances são significativamente reduzidos.

Sapatos Ruins 

Calçados pobres ou muito simples limitam sua capacidade de se mover e você perder rapidamente o calor através de seus pés. Em algumas condições, tirar as botas de um homem pode significar uma sentença de morte. Existem os naturalistas mais radicais que não usam sapatos, mas acredite ou converse com alguns, eles pagaram um preço ate conseguirem se adaptarem para ter um progresso bem abaixo do normal.
Houve descobertas arqueológicas que mostram a existência de sandálias, tanto quanto 500.000 aC . Embora algumas sociedades vivam descalças, principalmente graças ao clima propício e a topografia, nas mesmas condições outras civilizações viram a vantagem do calçado adequado. Os romanos dominaram e marcharam em todo o mundo conhecido usando sandálias. Elas eram feitas de tiras de couro reforçada em todo com pregos de ferro e pregos de tração e proteção pés.

Sapatos de sobrevivência 

Hoje, os modelos de sapatos apresentam várias vantagens. Enquanto a maioria das pessoas vai usar o que dita a moda da época, o sobrevivente moderno deve ter outras considerações em mente. 

Requisitos para o calçado do sobrevivente

O sapato que você escolhe deve ser acima de tudo muito confortável e resistente para aguentar o “tranco”, pois o mesmo ira passar por situações que um sapato comum não suportaria. Graças à ampla variedades de modelos disponíveis, não é difícil encontrar algo funcional e esteticamente agradável.
Lembre-se desses pontos:

1. A sola deve ser suficientemente espessa para proporcionar isolamento adequado, e também se aderir bem ao solo para evitar que você caia em lugares escorregadios
2. O material que envolve os pés deve tolerar uma quantidade razoável de desgaste, suor, ser respirável, com camadas impermeáveis, tais como a Gore-Tex.
3. Leve em consideração o cano do calçado, de preferência a botas e coturnos, o motivo é simples: um cano mais alto ira proporcionar segurança aos tornozelos evitando torções.
4. A sola deve ter birros razoáveis para melhorar a aderência.

Verificar os birro é importante!
5. A bota não pode ser muito pesada algo em torno 1,5 Kg o par!

São dicas simples que podem fazer a diferença!! 

terça-feira, 15 de maio de 2012

RESISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA


6 maneiras de melhorar sua RESISTÊNCIA


Sua resistência pessoal é um princípio fundamental de sobrevivência. Se é forte, sendo capaz de viajar longas distâncias, ótimo. Para sobreviver a um cenário hostil,  você e seu parceiro(a) tem que estar em forma física e também em ótima forma mental. Veja 7 dicas:

* Verifique com seu médico antes de iniciar um plano de fitness.

1 Tenha um plano de Treinamento

Trabalhe para desenvolver um plano de resistência aeróbica força, e resistência mental

2Mexa-se!

Faça uma caminhada, corra, caminhe, ande de bicicleta, nade, faça ginástica –mesmo em casa faça alongamentos, flexões etç...


  


3 - Combustível para o seu motor

TEOTWAWKI SHTF Survival Fitness
Não pense que seu corpo pode suportar tudo o que podia quando era mais jovem. Verifique se você está descansando o suficiente, se hidratado, se alimentado bem -. Você não colocaria combustível ruim em seu carro esportivo de alta desempenho, então não faça o mesmo com seu corpo.

4 - Pense

Não tem a mentalidade de um despreparado. Pense em planos de ação caso algo ocorra Ter sempre um plano vai deixa-lo a frente em uma situação extrema ou em qualquer área de sua vida


5 – Adapte-se

Embora você possa ser muito inteligente, seja aberto à mudança e novas ideias, ouça, avalie veja se elas podem ser feitas- aprenda com os outros que têm mais experiência.

6 - Saia da rotina

A definição de insanidade: Fazer a mesma coisa dia após dia esperando resultados diferentes. Saia da sua zona de conforto - empurrar com mais força, mais rápido, mais forte. Mude a maneira de comer, mude a maneira de beber, reduza o álcool. Adicione mais proteína em sua dieta, na forma de carnes magras. Aumente a quantidade de alimentos crus e orgânicos em sua dieta. Tente comer frutas locais e vegetais cultivados. Mude sua rotina de treino drasticamente. Adicionar mais atividade aeróbica à sua rotina de fitness, coloque mais peso sobre a barra.

sábado, 12 de maio de 2012

FACA SOBREVIVÊNCIA


7 coisas que você deve considerar antes de escolher sua Faca de Sobrevivência.

Uma faca de sobrevivência é provavelmente a ferramenta mais importante que você vai precisar para sobreviver. Você pode fazer muito para sobreviver no deserto, com nada além de uma boa faca. 
Dito isto, aqui estão 7 coisas que você deve considerar ao escolher uma faca de sobrevivência.


1. Espiga (Tang).

A espiga de uma faca é a porção da lâmina que se estende para baixo do cabo ou empunhadura. A espiga e a lâmina são um pedaço sólido de aço. A espiga percorre todo o caminho ate o cabo e é considerado uma importante parte em uma faca de sobrevivência. A espiga longa dá a faca força. Em facas mais baratas a lâmina está apenas ligado ao cabo ou tem uma espiga curta, podendo romper facilmente.

X-ray imagem de um Mora Eriksson KJ faca de carbono 711 mostrando o comprimento da espiga.


2. Cabo

O cabo ou empunhadura em facas de sobrevivência varia muito. Alguns são de borracha dura, outros de polímero. Muitos cabos são bons e é provavelmente mais fácil você se lembrar do que deve evitar.
Qualquer faca que tem um punho oco para "armazenamento." A ideia parece boa a primeira vista, mas há boas razões para evitar facas como esta.

Tipo de punho Faca de Sobrevivência

1. Se ele tem uma cabo oco a faca certamente não tem uma espiga longa, e como mencionado anteriormente isso é importante.
2. Se você estiver armazenando coisas importantes no cabo da faca, e você perder a faca, terá uma perda dupla!

Outra coisa para evitar mesmo sendo muito popular entre facas de sobrevivência é uma bússola no punho. Mais uma vez, parece ser um recurso interessante, mas poderia atrapalhar o seu controle sobre a faca. É importante ter uma bussola, mas não vale a pena ter uma bússola no punho de uma das suas ferramentas mais importantes quando esta mesma bussola poderia ter atrapalhar no manuseio da sua faca podendo torna sua tarefa mais difícil ou ate mesmo te ferir, em uma situação de sobrevivência se ferir é inaceitável.

3. Blade (Metal)

Lâmina de carbono no Mora 711

Facas de sobrevivência geralmente vêm em dois tipos 
de aço inoxidável ou de carbono:. Qual é melhor é um debate enorme e eu não recomendo você a ficar muito preocupado com isso, mas aqui vai as principais diferenças.
§  Aço inoxidável é ... bem, é de aço inoxidável. Praticamente indestrutível, pode levar uma surra e durar um longo tempo sem ferrugem. No entanto muitas pessoas dizem que lâminas inoxidáveis perdem a lâmina mais rápido do que o carbono.
§  Facas de aço de carbono são geralmente seguram a lâmina por mais tempo do que o aço inoxidável, mas oxidará mais rápido nos elementos.

4. Design

Fallkniven F1, SOG Seal Pup Elite, e KJ Eriksson Mora Faca de Carbono 711

Mais uma vez este se resume a um debate sobre o que é melhor; lâmina reta ou serrilhada. 
Uma faca de lâmina reta irá funcionar melhor para cortar madeira e é muito mais fácil de afiar. Uma boa pedra lisa ainda pode ser usado para afiar uma lâmina reta se você está sem uma pedra de amolar, enquanto uma borda serrilhada quase sempre leva um afiador especial.

5.  Comprimento.

 Lâmina

A maioria das facas de sobrevivência fica dentro do intervalo de 15 a 38 centímetros. Qualquer faca menor pode não ser grande o suficiente para fazer as coisas que você terá que fazer em uma situação de sobrevivência, exemplo: cortar madeira.Claro, que a ferramenta ideal para isso é um machado ou uma serra, mas se você esta em uma situação de sobrevivência, a grandes chances de não possuir isso.
Por outro lado, facas muito grande pode torna difícil o manuseio e transporte.

6.  Espessura.

Enormes diferenças na espessura 

Este é bem mais difícil para aqueles que como  nós não são especialistas em faca. Uma boa regra geral é de cerca 4mm de espessura. Uma faca de espessura que vai ser extremamente sólida e capaz e resistir a trabalhos razoáveis. Você não quer uma faca de sobrevivência, que tenha flexão na lâmina.

7. Bainha


Se você não estiver familiarizado com facas de sobrevivência, a bainha da sua faca pode parecer menos importante, no entanto, a bainha vai afetar muito sobre como você carregar e retira a sua faca.Há realmente 2 coisas que você quer na sua bainha ideal:

1. Fixação - Algum tipo de furo ou uma peça de fixação na extremidade da ponta da bainha que seja possível prende-la na mochila, calça ou cinto?.
2. Corpo da bainha: Como é que a bainha fecha? É totalmente segura? Pode deixar a faca escorregar ou pior ainda te ferir?

Mantenha estas 7 coisas em mente quando você for comprar o sua próxima faca de sobrevivência.


Partes e características



  1. Lâmina (conjunto dos itens 3 a 8)
  2. Cabo ou empunhadura (conjunto dos itens 9 a 11)
  3. Ponta ou ponteira
  4. Fio ou gume
  5. Desbaste (vazado ou bisel)
  6. Dorso ou contra-fio
  7. Mosca
  8. Ricasso
  9. Guarda
  10. Pomo
  11. Cordão



sexta-feira, 4 de maio de 2012

A ÚTIL PEDERNEIRA

A USEFUL FlINT

pederneira é um objeto, capaz de produzir faíscas quando em atrito com peças de metal, em especial o ferro. Capaz de gerar faíscas a 3.000°C, tornando fácil fazer fogo em qualquer clima, em qualquer altitude, até mesmo sob tempestades e neve. É possível fazer uma fogueira em qualquer lugar usando apenas uma pederneira e um pouco de vegetação seca ex.: palha, folhas secas, raspa de madeira seca, a dica é quanto mais fino e macio for o chumaço mais fácil sera consegui fogo, na duvida leve algodão seco. A pederneira funciona até mesmo estando molhada.






No seu seriado Bear Grylls faz bastante uso da pederneira no vídeo abaixo poderá ver com funciona essa útil ferramenta para os aventureiros.


Pequena e fácil de levar (da pra usar até como chaveiro).

Onde comprar? Aqui mesmo!

Por meio do PAYPAL ou PAG SEGURO. 

Valor R$ 23,00. Frete gratis para qualquer lugar do BRASIL. 

Deixe um a e-mail para rafael.motosul@gmail.com  ou deixe um comentário!


Veja também:

A Prova de Tudo é descontinuado pela Discovery.




PALAVRAS CHAVE
flint  flintlock isqueiro faísca