
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
ESCAPE FROM THE HELL - BEAR GRYLLS

domingo, 30 de junho de 2013
MUNDO SELVAGEM - RICHARD RASMUSSEN
Richard Rasmussen, um biólogo corajoso, carismático, e que adora encarar o perigo nos olhos. No novo programa Richard vai sair pelo Brasil em busca de mistérios, mitos, crenças e lendas que envolvem civilizações milenares, fenômenos naturais e os animais mais exóticos da fauna brasileira.
Ele ira investigar a fundo os lugares que visita, conversa com pessoas locais, entra onde tiver que entrar para encontrar os animais mais exóticos e raros de cada região, se entrega de corpo e alma em rituais de tribos indígenas, sempre em busca de um momento onde as verdades da natureza são reveladas.
O programa estréia dia 13 julho no Nat Geo.
CRED: NATGEO
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Comer insetos pode ser bom para você e para o planeta!
Organização das Nações Unidas afirma que deveríamos nos alimentar mais com bichinhos.

Você estaria disposto — ou quem sabe até já tenha se aventurado — a saborear um gafanhoto crocante como aperitivo? Pois, apesar de não parecer muito apetitoso, nosso receio (para não dizer asco) está baseado em questões culturais, já que para cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo os insetos fazem parte de sua dieta tradicional.
Você estaria disposto — ou quem sabe até já tenha se aventurado — a saborear um gafanhoto crocante como aperitivo? Pois, apesar de não parecer muito apetitoso, nosso receio (para não dizer asco) está baseado em questões culturais, já que para cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo os insetos fazem parte de sua dieta tradicional.
Aliás, de acordo com o pessoal do site The Economist, a FAO — Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura — afirma que comer mais insetos pode ser bom para a população mundial e para o planeta. Segundo a FAO, quanto maior a criatura, mais comida, água e espaço são necessários para produzir o produto comestível final, sem contar o impacto ambiental resultante.
Comparações de peso
Para produzir apenas um quilo de carne, cada cabeça de gado necessita consumir cerca de 8 quilos de alimentos. Além disso, apenas 40% do animal pode ser consumido. Por outro lado, para produzir um quilo de “carne” de grilo, é necessário apenas 1,7 quilo de alimento, e 80% do bichinho é considerado comestível. Além disso, vale destacar que os insetos fornecem altos teores de proteína, micronutrientes e minerais.
Contudo, há décadas que a carne tem sido a principal fonte de proteínas em países ricos, e o consumo em economias emergentes — como o Brasil e a China, por exemplo — vem aumentando gradativamente, já que em alguns desses países poder se alimentar de carne é sinônimo de riqueza. E, claro, com o aumento do consumo global, aumenta também a demanda pela produção e, consequentemente, o impacto ao meio ambiente.
- FonteThe Economist megacurioso
quarta-feira, 10 de abril de 2013
O retorno Suvirvoman!!!
Suvirvoman 4 temporada!!!
Para quem realmente gosta de documentários de sobrevivência, sem sombra de duvidas já ouviu falar sobre o Les Stroud apresentador do “Suvirvoman”. Já faz alguns meses que o documentário parou de passar. Navegando pela net e acessando o blog do cara e o facebook dele encontrei um banner anunciado a possível volta do seu seriado. Veja:
Para quem realmente gosta de documentários de sobrevivência, sem sombra de duvidas já ouviu falar sobre o Les Stroud apresentador do “Suvirvoman”. Já faz alguns meses que o documentário parou de passar. Navegando pela net e acessando o blog do cara e o facebook dele encontrei um banner anunciado a possível volta do seu seriado. Veja:
Les Stroud diz que em vez de 7 dias sozinho na natureza,
agora serão dez dias sozinho, sem comida, água e tendo de preparar e filmar
tudo sem equipe de apoio.
Tomara que não seja apenas um boato. Levando em consideração que isso estava em seu blog pessoal acredito que teremos a 4 temporada de Suvirvoman!!
sexta-feira, 5 de abril de 2013
SOBREVIVÊNCIA - APRENDA A FAZER UM CONDENSADOR DE ÁGUA!
Make a condenser water!
Há um método de se obter água em situações extremas e esse é por meio de um condensador de água!
Ele funciona da seguinte maneira.
O calor solar solar ira elevar a temperatura do solo e plantas que por sua vez estarão cobertas por um lençol de plástico. O ar ira então ficar saturado de vapor de água Este ira condensar em gotículas na parte inferior do plástico, lentamente ira pingar para o interior de um recipiente deixado previamente. A quantidade de água é pouca mas pode ser vitalmente útil em uma situação de sobrevivência.
Faça varias condensadores e maximize a quantidade de água obtida.
Obs.: Pode não ser uma ideia atrativa mas urinar no local onde você fara o condensador ira aumentar a quantidade de água condensada. Lembre-se a urina é basicamente 95% de água e ao sofrer o processo de condensação torna-se água pura, livre das substancias ruins da urina.
Livro Manual De Sobrevivência Para Civis E Militares
sexta-feira, 22 de março de 2013
ORIENTAÇÃO.ENCONTRANDO O 'NORTE' DE MANEIRA FÁCIL.
FINDING NORTH!

O meio ensinado hoje é o método do relógio.
Pode-se usar o relógio para determinar aproximadamente que direção seguir. Aqui em nossa região (America do sul) você deve fazer o seguinte:
Aponte a marca das 12 hrs e o ponteiro das horas para o sol.

A meia distancia entre as 12 e o ponteiro das horas é o norte. Fácil né? Com esse método você terá a direção aproximada do norte.
IMPORTANTE!
O método do sol pode originar erros, especialmente nas latitudes mais baixas. Esse método em regiões assim pode faze-lo andar em círculos. Para corrigir isso faça um relógio do sol e acerte a hora pelo que este indicar.
RELÓGIO DO SOL
Para fazer um relógio do sol é simples. Desenhe no chão um relógio o ponteiro das horas sera um graveto posto no meio do circulo ou relógio. A sombra do graveto feita pelo sol sera o seu ponteiro.
POR QUE É ÚTIL?
O sol nasce para leste e põe-se para oeste.
MÉTODO DA VARA
Crave uma vara no chão em um local onde ela possa fazer sombra.
Marque o local da sombra no solo
Aguarde ate que a sombra da vara se desloque alguns centímetros. 20 minutos é suficiente.
Trace um linha reta passando pelas duas marcas feitas no solo. Essa linha é aproximadamente a linha leste, oeste. A primeira marca fica sempre para oeste e a segunda para leste.
Para descobrir o norte-sul é simples trace um linha perpendicular!
Encontrou um erro? Por favor deixe um comentário e diga onde.
CREDITOS:Livro Manual De Sobrevivência Para Civis E Militares
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Precisa-se de moderadores!!
Gosta de aventuras, acampamentos, trekking, assuntos relacionados a sobrevivência ou apenas contato com o ar livre?
Mande um e-mail para RAFAEL.MOTOSUL@GMAIL.COM com uma boa matéria, em alguma das áreas acima citadas.
Eu irei analisar e fazer alguma alteração, se necessário, e então postar.
Com 2 matérias postadas no blog você se torna um moderador!
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Bear Grylls Volta Para Discovery Channel
Bear Grylls Returns To Discovery Channel
Parece que Bear Grylls e o Discovery Channel voltaram com seu relacionamento e estão entrando em um novo programa. No início desta semana, foi anunciado que Grylls voltaria para a rede com um novo show intitulado "Bear Grylls: Survivor Ultimate". Comenta-se que seis episódios de uma hora para ja foram encomendados e serãoi exibidos no final do ano.
Esse novo programa sera diferente do programa original, Man vs Wild. Desta vez, o programa vai contar histórias reais de pessoas comuns colocadas em situações de sobrevivência extraordinárias. Depois de se contar a historia real Bear ira tentar reproduzir a façanha da pessoa que sobreviveu aos eventos. Essas situações podem incluir sobreviver a um acidente de avião na Amazônia, encalhado no deserto ou perdido nas montanhas.
Retorno de Bear para a Discovery vem menos de um ano depois que ele e a rede se separaram em uma disputa sobre os projetos que o canal queria que ele fizesse.
Fonte: The Adventure Blog
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Como Testar se uma Planta é Comestível ?
How to test if a plant is edible?

- Planeje cuidadosamente para evitar ter que usar os métodos deste artigo. Algumas plantas são letais, e mesmo seguindo estas regras com perfeição, sempre existe uma chance de que uma planta lhe faça mal. Prepare-se para ir para o campo; aprenda sobre a fauna e a flora local e leve um livro de taxonomia para identificar plantas. Mesmo se não estiver preparado e não puder encontrar comida segura, lembre-se de que o corpo humano pode passar dias sem comida, dependendo do seu nível de atividade. É melhor passar fome que morrer envenenado.
- Encontre uma planta que exista em abundância. Não é uma boa idéia testar a planta se não houver o bastante para comer na região.
- Não beba nem coma nada por oito horas antes do teste, exceto água pura. Se tiver que usar este método, este passo é inevitável.
- Divida a planta em partes. Algumas plantas têm partes comestíveis e partes venenosas. Na verdade, você só quer testar se uma das partes (folha, raiz ou caule) é comestível.
- Descubra se a planta tem veneno que afeta pelo tato. Plantas deste tipo causam irritação só de encostar na pele. Esfregue a parte da planta no interior (o lado mais sensível) do cotovelo ou pulso. Esmague a planta, de modo a deixar a seiva tocar a pele, e deixe lá por 15 minutos. Se o local se alterar de alguma forma nas próximas 8 horas,não continue testando esta parte da planta.
- Prepare uma pequena porção da planta. Algumas plantas só são venenosas cruas; é uma boa idéia cozinhar a que estiver testando, se isto for possível. Se não puder cozinhá-la ou se souber que não será possível cozinhá-la no futuro, teste ela crua.
- Segure um pedaço pequeno da parte cozida contra um dos lábios por 3 minutos. Não ponha dentro da boca. Se sentir alguma reação, como uma queimação ou coceira, pare os testes.
- Coloque outra porção na língua. Segure-a no local sem mastigar por 15 minutos. Se sentir algo, pare os testes.
- Mastigue a planta e segure-a na boca por 15 minutos. Mastigue bem e não engula. Pare os testes se sentir algo.
- Engula uma pequena porção.
- Espere oito horas. Não coma ou beba nada durante este período, exceto água pura. Se se sentir mal ou enjoado, provoque vômito imediatamente e beba bastante água. Se tiver carvão ativo, tome-o junto com a água. Pare os testes se tiver qualquer reação adversa.
- Coma 1/4 xícara da mesma planta, preparando-a do mesmo modo. É importante usar a mesma parte da mesma planta e prepará-la da mesmo forma que na amostra inicial.
- Espere 8 horas. Não ingira nada, exceto água pura. Provoque vômito imediatamente se se sentir mal. Se nenhuma reação ocorrer, você pode apenas considerar que aquela parte da planta é comestível, e apenas se preparada do jeito que usou no teste.
- Comece a testar outra parte se a que você escolheu tiver falhado.
- Se a primeira planta tiver falhado já no teste de contato, você pode testar logo uma outra planta no seu outro braço, ou atrás do joelho.
- Se a planta tiver causado uma reação antes de ser engolida, espere até que os efeitos tenham passado antes de testar outra planta.
- Se a reação tiver ocorrido depois de ingerir, espere até que os sintomas tenham passado.
- Apesar de poder haver outras partes da mesma planta que sejam comestíveis, é preferível testar outra planta do que continuar na mesma.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Sorteio Pederneira.
Quer ganhar uma pederneira?

Esse mês o blog sorteará uma pederneira entre todas as pessoas que participarem do blog.
O sorteio sera feito assim que o numero de "Likes"(curti) do post chegar a 50 assim como também o numero de membros.
Atenção não fique de fora!
Curta essa pagina, participe do blog e concorra.
Participe do blog, acessando esse menu que fica do lado direito dessa página.

APENAS PARA O TERRITÓRIO BRASILEIRO
NÃO CONHECE A PEDERNEIRA SAIBA MAIS EM:
A ÚTIL PEDERNEIRA
Assinar:
Postagens (Atom)