sexta-feira, 25 de maio de 2012

Calçado sobrevivência



Pergunte a qualquer mochileiro ou pessoa que tenha experiência  de ir ao ar livre e você verá que uma das peça mais importantes do equipamento são seus sapatos. Tire a sua faca, barraca ou jaqueta e uma pessoa com um pouco de conhecimento ainda poderá encontrar uma maneira de sobreviver estando bem calçada, mas, sem sapatos suas chances são significativamente reduzidos.

Sapatos Ruins 

Calçados pobres ou muito simples limitam sua capacidade de se mover e você perder rapidamente o calor através de seus pés. Em algumas condições, tirar as botas de um homem pode significar uma sentença de morte. Existem os naturalistas mais radicais que não usam sapatos, mas acredite ou converse com alguns, eles pagaram um preço ate conseguirem se adaptarem para ter um progresso bem abaixo do normal.
Houve descobertas arqueológicas que mostram a existência de sandálias, tanto quanto 500.000 aC . Embora algumas sociedades vivam descalças, principalmente graças ao clima propício e a topografia, nas mesmas condições outras civilizações viram a vantagem do calçado adequado. Os romanos dominaram e marcharam em todo o mundo conhecido usando sandálias. Elas eram feitas de tiras de couro reforçada em todo com pregos de ferro e pregos de tração e proteção pés.

Sapatos de sobrevivência 

Hoje, os modelos de sapatos apresentam várias vantagens. Enquanto a maioria das pessoas vai usar o que dita a moda da época, o sobrevivente moderno deve ter outras considerações em mente. 

Requisitos para o calçado do sobrevivente

O sapato que você escolhe deve ser acima de tudo muito confortável e resistente para aguentar o “tranco”, pois o mesmo ira passar por situações que um sapato comum não suportaria. Graças à ampla variedades de modelos disponíveis, não é difícil encontrar algo funcional e esteticamente agradável.
Lembre-se desses pontos:

1. A sola deve ser suficientemente espessa para proporcionar isolamento adequado, e também se aderir bem ao solo para evitar que você caia em lugares escorregadios
2. O material que envolve os pés deve tolerar uma quantidade razoável de desgaste, suor, ser respirável, com camadas impermeáveis, tais como a Gore-Tex.
3. Leve em consideração o cano do calçado, de preferência a botas e coturnos, o motivo é simples: um cano mais alto ira proporcionar segurança aos tornozelos evitando torções.
4. A sola deve ter birros razoáveis para melhorar a aderência.

Verificar os birro é importante!
5. A bota não pode ser muito pesada algo em torno 1,5 Kg o par!

São dicas simples que podem fazer a diferença!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor Deixe Sua Opnião!