segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Insetos Venenosos do Brasil: VESPA

Insetos Venenosos do Brasil: VESPA

Para nós amantes da vida ao ar livre, não seria muito difícil um dia nos confrontarmos com uma vespa.

Existe uma grande variedade destes insetos, com hábitos e características dos mais diversos. Basicamente há vespas que vivem sozinhas e essas costuma ser agressivas e aquelas que vivem em colônias. As que vivem sozinhas geralmente são grandes, agressivas e tem o corpo com manchas ou pintas amarelas, como na foto abaixo.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vespa Amarela Brasileira

No segundo grupo estão as vespas que vivem em colônias, essas são menores e podem também ter manchas amarelas no corpo ou ter todo o corpo de cor avermelhada. Elas, em geral, são menores que o primeiro grupo. Vamos falar então, das vespas solitárias e mais agressivas.

Esse “post” responderá a você, caro visitante, os seguintes questionamentos:

  • São perigosas?

  • Tem veneno?

  • E seu eu for picado? O que devo fazer?

 

VESPA AMARELA 500 PIXELS
Apesar de perigosa a estrutura corporal da vespa é muito bonita (opinião)

 

São Perigosas ?


 

Podemos dizer que sim, afinal ninguém quer sentir uma dor prologada e latejante de graça né! Por isso incentivamos a ter respeito por esses pequeninos insetos. Elas são rápidas e quase sempre, após ameaçadas, conseguem picar as suas vítimas. Por isso

 

Tem veneno?


Sim, muitas espécies de vespas tem veneno chamado de acetilcolina  esse veneno produz em seres humanos apenas dor local. Mas cuidado, pessoas alérgicas podem morrer ao ser picado por uma vespa dessas. A diferença entre vespas e abelhas é que as abelhas picam apenas um vez, pois seu ferrão tem farpas e quando elas puxam arrancam parte de seu abdômen. As vespas podem picar a pessoas quantas vezes ela quiser.


E seu eu for picado? O que devo fazer?


Primeira opção Gelo, se você tiver acesso a uma pedra de gelo ou algo gelado coloque em cima isso pode dar uma sensação de dormência no local da picada, além disso vai aliviar o inchaço. Se não possuir acesso ao gelo, lave com agua limpa e não coce. Se tiver acesso a limão poderá ser uma alternativa aplicar o sumo sobre a picada. *Importante* o limão sobre a pele quando exposta ao sol pode ocasionar manchas em sua pele, então só faça isso se estiver na sombra e como última alternativa. Caso seja alérgico, ande sempre com remédios próprios para situações assim ou corra para o hospital.

 

Um comentário:

  1. Muito bom e obrigado, mas eu queria também saber sobre insetos pequeninos con asas e muito menores que os pernilongos que nen 1 gramma deven pesar, mas deixam un inxaço de quasi 10 mm e coça muito.

    ResponderExcluir

Por Favor Deixe Sua Opnião!