terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sinais de Sobrevivência para Resgates

Signs Survival Redemptions



Grande parte das pessoas já ouviu falar na famosa sigla S.O.S, porém, a maioria delas nunca imaginou o sentido destas siglas ou, muito menos, precisou utilizá-las algum dia. A sigla S.O.S tem um sentido universal, que significa SALVE NOSSAS VIDAS, isto é, S=Save (Salvar); O=Our (Nossas); S=Souls (Almas, Vidas). Ou apenas, AJUDE!; SOCORRO!

Em situações de emergência os sinais de socorro podem ser fundamentais para o seu resgate e sobrevivência na selva, uma vez que eles podem ser vistos por aeronaves que estiverem cruzando os céus próximo à região.

Para emitir os sinais não basta apenas reproduzí-los, mas alguns cuidados e medidas precisam ser tomados para que você não acabe provocando um outro acidente desnecessário. 

Nos pedidos de socorro faça uma fogueira controlada,
tomando o cuidado para que a sua fogueira não se transforme num grande incêndio.

Os seispassos a seguir serão essenciais para o seu resgate na selva:

Passo 1


Deixe alguém avisado sobre a sua rota. Se você fizer parte de um grupo, o ideal é que algumas pessoas se desloquem para buscar ajuda, enquanto o restante do grupo aguarda a chegada de socorro. Neste caso, o grupo que sair à procura de ajuda deverá deixar alguém do outro grupo avisado sobre o seu destino - para o caso de não conseguirem alcançar a rota determinada.

Passo 2

A fumaça é um indício de presença humana no local.Entretanto elas precisam ser acesas com muito critério e cuidado, para que não haja um acidente maior, uma vez que elas podem se transformar num grande e perigoso incêndio. Algumas medidas devem ser tomadas para acender uma fogueira na selva:
procure uma clareira para abrigar sua fogueira;
distribua diversas fogueiras num raio de 50 a 100 metros, de forma que possam ser rapidamente acesas no momento oportuno;retire toda a vegetação próxima para evitar que o fogo se alastre;para produzir fumaça negra utilize óleo ou pedaços de borracha;para produzir fumaça branca utilize folhas verdes ou musgos. 

Passo 3

Preste atenção no vento antes de acender o seu fogo. Os dias sem vento são mais propícios para emitir um sinal de fumaça que indique a sua localização. É importante observar o vento, pois seu sinal pode ser disperso numa ventania, emitindo apenas um sinal geral.

Passo 4

Guarde os sinalizadores para quando avistar um avião. Para que o seu sinalizador torne-se mais visível no ar, amarre-o em uma vara bem comprida, colocando-a no local mais alto e exposto que encontrar.

Passo 5

Utilize os raios solares para chamar a atenção. O sol poderá ser um grande aliado para emitir sinais de resgate aéreo. Se você tiver um espelho poderá usá-lo para refletir os raios do sol e chamar a atenção de aeronaves. Ao utilizar esse tipo de recurso você deverá lampejar o reflexo do sol num vai-e-vem espaçado, pois ao focalizá-lo constantemente, seu clarão poderá ofuscar a visão de algum piloto de avião.

Passo 6

Utilizando sinais terrestres internacionais. No momento em que tiver atraído a atenção de alguma aeronave, você poderá emitir os sinais terrestres internacionais, que são claramente entendidos na transmissão de mensagens. Conheça alguns desses sinais nas tabelas abaixo:




cred:pacotefacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor Deixe Sua Opnião!