sábado, 12 de maio de 2012

FACA SOBREVIVÊNCIA


7 coisas que você deve considerar antes de escolher sua Faca de Sobrevivência.

Uma faca de sobrevivência é provavelmente a ferramenta mais importante que você vai precisar para sobreviver. Você pode fazer muito para sobreviver no deserto, com nada além de uma boa faca. 
Dito isto, aqui estão 7 coisas que você deve considerar ao escolher uma faca de sobrevivência.


1. Espiga (Tang).

A espiga de uma faca é a porção da lâmina que se estende para baixo do cabo ou empunhadura. A espiga e a lâmina são um pedaço sólido de aço. A espiga percorre todo o caminho ate o cabo e é considerado uma importante parte em uma faca de sobrevivência. A espiga longa dá a faca força. Em facas mais baratas a lâmina está apenas ligado ao cabo ou tem uma espiga curta, podendo romper facilmente.

X-ray imagem de um Mora Eriksson KJ faca de carbono 711 mostrando o comprimento da espiga.


2. Cabo

O cabo ou empunhadura em facas de sobrevivência varia muito. Alguns são de borracha dura, outros de polímero. Muitos cabos são bons e é provavelmente mais fácil você se lembrar do que deve evitar.
Qualquer faca que tem um punho oco para "armazenamento." A ideia parece boa a primeira vista, mas há boas razões para evitar facas como esta.

Tipo de punho Faca de Sobrevivência

1. Se ele tem uma cabo oco a faca certamente não tem uma espiga longa, e como mencionado anteriormente isso é importante.
2. Se você estiver armazenando coisas importantes no cabo da faca, e você perder a faca, terá uma perda dupla!

Outra coisa para evitar mesmo sendo muito popular entre facas de sobrevivência é uma bússola no punho. Mais uma vez, parece ser um recurso interessante, mas poderia atrapalhar o seu controle sobre a faca. É importante ter uma bussola, mas não vale a pena ter uma bússola no punho de uma das suas ferramentas mais importantes quando esta mesma bussola poderia ter atrapalhar no manuseio da sua faca podendo torna sua tarefa mais difícil ou ate mesmo te ferir, em uma situação de sobrevivência se ferir é inaceitável.

3. Blade (Metal)

Lâmina de carbono no Mora 711

Facas de sobrevivência geralmente vêm em dois tipos 
de aço inoxidável ou de carbono:. Qual é melhor é um debate enorme e eu não recomendo você a ficar muito preocupado com isso, mas aqui vai as principais diferenças.
§  Aço inoxidável é ... bem, é de aço inoxidável. Praticamente indestrutível, pode levar uma surra e durar um longo tempo sem ferrugem. No entanto muitas pessoas dizem que lâminas inoxidáveis perdem a lâmina mais rápido do que o carbono.
§  Facas de aço de carbono são geralmente seguram a lâmina por mais tempo do que o aço inoxidável, mas oxidará mais rápido nos elementos.

4. Design

Fallkniven F1, SOG Seal Pup Elite, e KJ Eriksson Mora Faca de Carbono 711

Mais uma vez este se resume a um debate sobre o que é melhor; lâmina reta ou serrilhada. 
Uma faca de lâmina reta irá funcionar melhor para cortar madeira e é muito mais fácil de afiar. Uma boa pedra lisa ainda pode ser usado para afiar uma lâmina reta se você está sem uma pedra de amolar, enquanto uma borda serrilhada quase sempre leva um afiador especial.

5.  Comprimento.

 Lâmina

A maioria das facas de sobrevivência fica dentro do intervalo de 15 a 38 centímetros. Qualquer faca menor pode não ser grande o suficiente para fazer as coisas que você terá que fazer em uma situação de sobrevivência, exemplo: cortar madeira.Claro, que a ferramenta ideal para isso é um machado ou uma serra, mas se você esta em uma situação de sobrevivência, a grandes chances de não possuir isso.
Por outro lado, facas muito grande pode torna difícil o manuseio e transporte.

6.  Espessura.

Enormes diferenças na espessura 

Este é bem mais difícil para aqueles que como  nós não são especialistas em faca. Uma boa regra geral é de cerca 4mm de espessura. Uma faca de espessura que vai ser extremamente sólida e capaz e resistir a trabalhos razoáveis. Você não quer uma faca de sobrevivência, que tenha flexão na lâmina.

7. Bainha


Se você não estiver familiarizado com facas de sobrevivência, a bainha da sua faca pode parecer menos importante, no entanto, a bainha vai afetar muito sobre como você carregar e retira a sua faca.Há realmente 2 coisas que você quer na sua bainha ideal:

1. Fixação - Algum tipo de furo ou uma peça de fixação na extremidade da ponta da bainha que seja possível prende-la na mochila, calça ou cinto?.
2. Corpo da bainha: Como é que a bainha fecha? É totalmente segura? Pode deixar a faca escorregar ou pior ainda te ferir?

Mantenha estas 7 coisas em mente quando você for comprar o sua próxima faca de sobrevivência.


Partes e características



  1. Lâmina (conjunto dos itens 3 a 8)
  2. Cabo ou empunhadura (conjunto dos itens 9 a 11)
  3. Ponta ou ponteira
  4. Fio ou gume
  5. Desbaste (vazado ou bisel)
  6. Dorso ou contra-fio
  7. Mosca
  8. Ricasso
  9. Guarda
  10. Pomo
  11. Cordão



Um comentário:

  1. EXCELENTE... MUITO BOM MESMO. CONTINUEM COM SUAS FACAS, VAMOS MAIS A FUNDO QUANTO A SOBREVIVÊNCIA, EM CASO DE SINISTROS URBANOS? vALEU

    ResponderExcluir

Por Favor Deixe Sua Opnião!