segunda-feira, 11 de junho de 2012

Purificação de Água e a Sobrevivência: Parte 1



 Nada é mais importante para a sobrevivência do que um boa fonte de água. O nosso corpo é constituído por cerca de 60-80% de água e não pode manter a sua eficiência, sem um mínimo das suas necessidades diárias de água. A quantidade de água irá variar dependendo do clima e da quantidade de esforço físico. 

Parte 1: Proteger a água do seu corpo

Em um clima moderado com níveis de atividade baixa, 2 litros de água é o valor mínimo necessário para uma pessoa de 72 Kg. Talvez seja necessário o dobro da quantidade deste ou mais em climas extremamente quentes ou frios ou quando estiver fazendo trabalho aeróbico intenso. Um sinal de desidratação é se a sua urina fica de cor escura, que deve ser clara para uma cor amarelo pálido quando você está adequadamente hidratado. A fim de manter a eficiência e aumentar as chances de sobrevivência, a ingestão mínima de água deve ser cumprida. Além de atender a um consumo mínimo, a água deve ser limpa e tão pura quanto possível. Quando se tratar de aquisição de água é importante considerar dois fatores importantes, qualidade e quantidade.

Por que água?

A razão pela qual seu corpo precisa de água constantemente é porque ela libera continuamente seus líquidos como mantém as funções corporais (respiração, transpiração, urina para eliminar toxinas, etc.) Em um nível microscópico, a hidratação adequada permite que os nutrientes sejam distribuídos através da corrente sangüínea, que toxinas sejam removidas através de processos celulares, e também fornece o meio para impulsos elétricos viajarem através dos nervos e células do cérebro para ativar os músculos, os processos de pensamento e reações . O cérebro precisa de água para funcionar corretamente. Quanto mais quente ou mais frio o clima, mais água o seu corpo necessita para sobreviver. Lembre-se que o seu corpo é composto principalmente de água e precisa manter esse equilíbrio para que você  sobreviva.

O que fazer

Em qualquer situação de sobrevivência, onde a água é escassa, o primeiro passo é proteger e conservar a água que já está no corpo.

1. Cobrir todas as áreas de pele exposta com a maior brevidade possível.Isto protege contra queimadura solar que de outro modo levar à perda de mais água a partir de células danificadas. Em um ambiente quente, ele também ajuda a diminuir a evaporação do suor do corpo, que por sua vez, reduz a necessidade de repor os líquidos corporais perdidos de transpiração. Vestuário solto é melhor do que as roupas mais apertadas, pois garante uma certa quantidade de ar em torno do corpo, funcionando assim como isolante da temperatura externa (quer quente ou a frio). 

2. Independentemente do clima tentar respirar pelo nariz e cobrir o rosto com um lenço , camisa, toalha ou outro pano para reduzir a perda de água através da respiração e evaporação saliva. Pequenos seixos ou grama (não venenosos) podem ser mastigado para reduzir a sede. Mantenha a boca fechada e fale apenas quando necessário.

3. Se você não pode estar dentro de casa e encontrar-se em condições quentes, tente ficar na sombra e minimizar o movimento para reduzir desidratação causada pela luz solar direta. 

4. Em condições mais quentes evite viajar ou outros tipos de trabalho extenuante durante a parte mais quente do dia. Se você tem que andar, faça o mais lentamente possível (ou mesmo à noite) para manter a geração de calor do corpo a um mínimo possivel. Isso ajudará a reduzir a dissipação do corpo de líquido, enquanto ele tenta manter uma temperatura corporal baixa. 

6. Não engula grandes goles de água. Prefira beber pequenas quantidades mais vezes ao dia. É melhor beber antes de sentir sede. Quando você sente sua boca ficando seca você já esta cerca de 4% desidratado. Além disso, o corpo pode processar apenas certa quantidade de água por vez, assim em escassez de água seria melhor beber pouco e mais vezes ao dia.

7. A água do mar ou de água não potavel pode ser usado para molhar suas roupas e assim refresca-lo e ajudar a reduzir a transpiração. 

8. Tenha cuidado com os mitos sobrevivência urbana de água . Muitas vezes, quando você está desesperado, você terá uma maior tendência a tomar decisões irracionais que podera prejudica-lo. Você pode ter que racionar o pouco de água que tem disponível, mas se você pode limitar a perda de líquidos do corpo, você pode fazer a água que você tem durar mais tempo do que de outra maneira. Este tempo extra e conservação dos recursos permitirá nova oportunidade para encontrar ou criar outra fonte de água.
Todas as ações acima são soluções de curto prazo para um problema de longo prazo. Sobrevivência a longo prazo depende de um bom suprimento de água potável , sem ela, a sobrevivência é impossível. A água é o componente primário e mais importante da sobrevivência. Sem água, todo seu conhecimento de técnicas de sobrevivência não valem nada.

Brevemente: Purificação da Água e a Sobrevivência - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor Deixe Sua Opnião!