terça-feira, 19 de junho de 2012

COBRAS VENENOSAS DO BRASIL

Cobras Venenosas do Brasil

 POISONOUS SNAKES OF BRAZIL

Todos nós que temos contato com a natureza , corremos o risco de nos deparamos com uma cobra. O pior é que essa cobra pode ser venenosa e mortal. Mas quais são as cobras mais venenosas do Brasil? Esse artigo vai te responder.
Vamos começar pelas...

Jararacas



As temidas Jararacas
O nome "jararaca" pertence não a uma cobra mas sim a um um gênero de muitas serpentes. Mas popularmente, as espécies são denominadas de jararacas. Elas são serpentes venenosas, e causam muitos acidentes no Brasil e também em outros países onde habitam. Existem muitos casos de pessoas picadas e infelizmente muitos morreram com o veneno das jararacas.
Os muitos tipo de Jararaca apresentam diferentes padrões de coloração e tamanho, diferenças na ação do veneno, dentre outras características. Atualmente, 32 espécies são reconhecidas, mas vez por outra ainda se descobrem novas espécies, portanto cuidado para não ser picado!

Jararaca - Caiçaca (Bothrops moojeni)



Caiçaça - Bothrops moojeni - Memorize o padrão de sua pele.

A Caiçaca é mais uma espécie de jararaca. Nos muitos estados do Brasil ela pode ser chamada de Caiçaca, Caissaca, Caiçara, Jacuruçu ou Jararacão. Você vai encontra-la principalmente em vegetação de cerrado e nas matas araucárias, ou seja, as matas da região Sul do Brasil e também nos pontos de relevo da Região Sudeste)

 

Jararaca - Urutu (Bothrops alternus)



Urutu-cruzeiro - Memorize o padrão de sua pele!

Bothrops alternus, conhecido popularmente como urutu, urutu-cruzeiro, cruzeiro e cruzeira, e apesar de tantos nomes também pertence a venenosa família das Jararacas. Ela pode ser encontrada no Centro-Oeste e no Sul do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina.
A Urutu-Cruzeiro é uma cobra grande, podendo chegar a medir 1,70m. É de hábitos noturnos e pode também ser encontrada no fim da tarde, no por do sol. O  veneno dessa cobra esta entre os mais potentes e mortais venenos do Brasil.

Jararaca - Cotiara  (Rhinocerophis cotiara)



Jararaca Cotiara - Rhinocerophis cotiara

A Cotiara também faz parte da família das jararacas e também é venenosa. Encontramos ela na Argentina e no Brasil.

Possui cerca de 80 cm de comprimento e coloração verde-oliva, com manchas marrons, margeadas de preto. ( Pra quem vê beleza, é uma cobra muito bonita)

Essa cobra é bastante encontrada nas matas de pinheiro-do-paraná. Também é conhecida pelos nomes de boicoatiara, boicotiara, boiquatiara,coatiara, jararaca-de-barriga-preta e jararaca-preta.


 

Jararacuçu Bothrops



Jararacuçu

Essa recebe pelo Brasil a fora os seguintes nomes: Jararacuçu, jararacuçu-verdadeiro, surucucu, surucucu-dourada, surucucu-tapete, urutu-dourado, urutu-estrela e patrona. De até 2 m de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras. As jararacuçus costumam tomar sol para se aquecerem durante o dia e preferem caçar à noite. Muitos casos de picada dessa cobra, são de pessoas que ao sentarem em troncos, pedras, acabaram sendo picados , pois essa cobra costuma tomar sol escondida em locais assim.

 


Cascavel Crotalus



Cascavel - Crotalus

Saindo um pouco da família das jararacas, vamos conhecer agora outra "amiguinha" bastante venenosas e também muito perigosa as Cascavéis.

Cascavel é o nome genérico dado às cobras venenosas de um gênero especifico as Crotalus e as Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima chance de evitar o confronto.

 


Surucucu (Lachesis muta)


 


Surucucu - Lachesis muta

Vulgarmente conhecida como surucutinga, surucucutinga, surucucu-de-fogo, surucucu-pico-de-jaca e cobra-topete, é a maior cobra peçonhenta da América do Sul. Ela pertence a família das Viperidae ou víboras. A surucucu, quando pica, injeta muito veneno, por isso é necessário ter muito respeito por essa cobra. 

 

 Cobra-coral (Micrurus, Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius)

 



Cobra Coral "Verdadeira"

As corais são serpentes de pequeno porte, facilmente reconhecidas por seu colorido vivo. Há corais peçonhentas (Micrurus) e não-peçonhentas (Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius), mas é difícil a distinção, possível apenas pelo exame minucioso da posição das presas ou da qualidade dos desenhos (anéis). É também conhecida pelos nomes cobra-coral-venenosa, coral-venenosa, coral-verdadeira, ibiboboca, ibiboca e ibioca.


 Não sei se o ditado é verdadeiro mas dizem que para diferenciar a falsa coral da verdadeira, a venenosa, você deve fazer o seguinte... diz o ditado:


"Vermelho no preto falsa coral vermelho no branco pode te matar"

 

Por fim lembre-se:

 

Não tente capturar a cobra ou matá-la, de prioridade em socorrer a vítima da picada.

Mantenha a pessoa calma, imóvel e aquecida. Mas se foi você a pessoa picada tente não entrar em pânico, pois o nervosismo estimula o coração a bombear mais sangue, o que só vai ajudar a aumentar a velocidade com que o veneno é espalhado pelo seu corpo. Procure respirar profunda e vagarosamente.

 

Se a picada foi nas pernas ou braços, retire anéis, pulseiras, sapatos ou meias, pois as extremidades podem inchar. Se possível, fique deitado e imobilize os membros, elevando-os a uma posição acima do restante do corpo.

 

NÃO aplique gelo, NÃO corte o local da picada com uma faca e NÃO tente chupar o veneno da ferida. Estes métodos ultrapassados de tratamento não ajudam em caso de mordida de cobra.

 

Peça ajuda. Se você for envenenado, pode ser que comece a se sentir tonto. Não tente ir sozinho ao hospital.

 

VEJA TAMBÉM COMENTÁRIO DO RICHARD RASMUSSEN


https://go.hotmart.com/B26569639Q
 


 creditos: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-reptilia/urutu-cruzeiro.php

20 comentários:

  1. Como é que vocês, que incentivam o contato com a natureza e a vida selvagem, orientam as pessoas a matarem as cobras quando as encontrarem? Estão malucos? Muitas dessas víboras são de matas fechadas e as pessoas é que entram em seus territórios. Além disto, existem espécies que estão nas listas de animais em ameaça de extinção. Como pessoas ligadas à natureza, vocês não deveriam incentivar esta prática. O correto é: entrou em contato com uma cobra venenosa ou não, procure afastar-se dela, sem se colocar em perigo ou ao animal.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.Errado matar cobras. Ligue para policia ambiental e peca para que alguém retire o animal!!!!

    ResponderExcluir
  3. ei wagner o sr tá viajando, a orientação é certa. tem que matar e levar para o hospital, se o cara tiver tecnica leva a cobra viva e depois "devolve o bichinho pra natureza se nao o wagner vai ficar triste.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa é a preservação do animal, outra coisa é um ser humano ser picado não conhecer nada sobre o animal e morrer por não poder mata-la. E outra muitas pessoas moram em fazendas e não pediram uma visitinha de serpentes! Então WAgner espero q se um dia for picado q vc entenda bem de cobra ta pra poder discernir qual picou vc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas que moram em fazendas que estão no habitat das serpentes, mais fácil orientar como proceder para evitar certos tipos de acidente,

      Excluir
  5. Estou de pleno acordo em não matar o pobre bicho, eles estão lá, no território deles, se você invadiu, deve arcar com as consequencias. Procurem informações à respeito de picadas de cobras, hoje em dia é muito difícil não ter acesso à socorro em tempo hábil para a salvação da vitima. Estive hoje no Instituto Butantan e existem muitas pessoas envolvidas com cobras, incluisive estudando para desenvolverem remedies para outras doenças, Informe-se, seja conhecedor das espécies e das reações do veneno de cada uma delas e vai mudar de opinião, não precisam ser sacrificadas.

    ResponderExcluir
  6. Gente eu acho assim se Vc estiver em perigo cm a cobra prestes à lhe picar e ñ der de vc se afastar eu acho qe é necessário matá...Tipo se uma cobra vinhese me picar e se ñ tiver cm eu fugir, Cm certeza eu iria matá-la ...Mas eu acho muito errado matar uma cobra por mas qe ela seja venenosa é errado matar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não iria perder tempo fazendo isso, geralmente as serpentes sentem as vibrações de pessoas no solo e logo vão embora, se escondem. Ela só irá se defender se vc chegar perro demais ou causar algum tipo de stress

      Excluir
  7. CarlosMatadôDiPernelongo15 de abril de 2015 às 19:48

    Ói, eu acho qui num é bao mata o bixinho sem motivo!
    Si num sabe o nome da bobra, é só cata éla ( num tem pirigo purque éla já ti mordeu mesmo ), e i puxando a pele da cabeça dela até o rabo( num tem problema, u bixinho troca de pele mesmo ), depois é só sopra e enche di argudão i leva pru médico sabe qui cobra era.
    Num pode mata sem necessidadi, um cumpadi meu mato uma só purque ela olho feiu pra ele, burru! Nu dia siguinte ele foi faze u armoço e num tinha linguiça, si num tivesse matado a cobra ia pude come arrois cum linguiça.

    ResponderExcluir
  8. Bom eu achei uma jararaca na minha obra em nenhum momento pensei em matar , fiz um aparato que me permitisse tira-la de lá em segurança a a devolvi para a mata , afinal se nos ainda queremos continuar com nossas matas, rios e mares temos que aprender a preservar e não aniquilar os animais peçonhentos ou não que vivem na natureza assim como nos.

    ResponderExcluir
  9. Bom eu achei uma jararaca na minha obra em nenhum momento pensei em matar , fiz um aparato que me permitisse tira-la de lá em segurança a a devolvi para a mata , afinal se nos ainda queremos continuar com nossas matas, rios e mares temos que aprender a preservar e não aniquilar os animais peçonhentos ou não que vivem na natureza assim como nos.

    ResponderExcluir
  10. Ola amigos. Gostaria de saber quais cobras eu poderia comer numa situação de sobrevivencia ou fome. E quais nao poderia comer.

    ResponderExcluir
  11. Acho que, quem fala deste assunto deve lembrar do seu filho e depois imaginar a cobra o picando. Quem for pai vai ficar aterrorizado. Então se alguém fala que matou uma cobra, penso: ainda bem que ela não picou ninguém!

    ResponderExcluir
  12. a discussão toda só pq alguém ñ sabe ler?
    o cara disse pra ñ capturar nem matar a cobra, e alguém começou a criticar o cara como se ele tivesse mandado matar?
    pow, vamos aprender a ler gente!

    ResponderExcluir
  13. Deixe o animalzinho viver o planeta é de todos.

    ResponderExcluir
  14. Deixe o animalzinho viver o planeta é de todos.

    ResponderExcluir
  15. Nao precisa matar o animal,é so tirar uma foto!afinal ate gato e cachorro hoje em dia usa celular com camera.

    ResponderExcluir
  16. Nao precisa matar o animal,é so tirar uma foto!afinal ate gato e cachorro hoje em dia usa celular com camera.

    ResponderExcluir

Por Favor Deixe Sua Opnião!